terça-feira, 28 de setembro de 2010

EA GAMES - UMA GIGANTE EM GRANDE QUEDA



A Activision é a maior publisher do mercado de games. Bobby Kotick, o polêmico CEO da empresa, aproveitou uma entrevista com a Edge para martelar um pouco a EA. Para Kotick, a empresa está mal das pernas porque nenhum grande desenvolvedor quer trabalhar lá. 

“A EA está na corda bamba faz um bom tempo”, disse Kotick. “O maior desafio que ela enfrenta hoje é que ninguém quer trabalhar lá. Se você não tem nenhuma opção, até pensa em trabalhar lá”. 

A Electronic Arts foi, por um bom tempo durante a geração passada de consoles, a maior publisher do mundo. Kotick acredita que, agora, a empresa nem pode ser considerada uma rival, pois não consegue competir com o poder de recrutamento da Activision. 

“Tivemos muitas oportunidades de recrutar desenvolvedoras da EA”, disse Kotick. “Esse é o desafio deles: o que eles oferecem não tem valor, perdeu o rumo”. 

Para Kotick, o tratamento da Activision para com as desenvolvedoras é melhor que o oferecido pela Electronic Arts. “A EA compra um estúdio e ele se torna EA Florida, EA Vancouver, EA New Jersey, ou algo assim”, disse o executivo. “Sempre olhamos e pensamos: ‘Quer saber? O que gostamos nos desenvolvedores é que eles têm uma cultura própria, uma visão independente e é isso que os torna tão bem-sucedidos”. 

“Não temos estúdios ‘Activision alguma coisa’. É Treyarch, Infinity Ward, Sledgehammer. Isso, para mim, é uma das regras mais importantes ao se gerenciar uma publisher. E em quase todos os casos, os fundadores do estúdio ainda estão guiando os negócios hoje”, completou. “A única coisa que tentamos fazer é providenciar uma estrutura de apoio para que eles tenham mais sucesso. Se você faz um ótimo trabalho – e muitos de nossos estúdios fazem – você pode fazer o que é, na minha opinião, a coisa mais difícil da indústria: uma propriedade intelectual original”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário